5 Junho 2023      09:56

Está aqui

Festival Futurama percorre o Baixo Alentejo

A 2.ª edição do Festival Futurama, onde “as tradições locais e o património” se aliam “à criação contemporânea e ao global”, vai passar, nos próximos fins de semana, pelas localidades alentejanas de Castro Verde e Beja.

O certame tem direção artística de John Romão e apresenta cerca de 20 propostas artísticas e transdisciplinares, entre música, artes visuais e dança.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a organização refere que “[no Futurama] as tradições locais e o património aliam-se à criação contemporânea e ao global, que desafiam criativamente o território do Baixo Alentejo e arriscam cruzamentos dos quais se pode apenas esperar o inesperado”.

No fim de semana passado, o palco do evento foi a vila de Mértola. Nos dias 9 e 10 de junho, o festival passa por Castro Verde, onde se inclui, no programa, uma performance da designer Mafalda Matos, ao lado de alunos da escola secundária, no fórum municipal (12.00 e 17:00) e nova apresentação do espetáculo “Cantexto”, no anfiteatro municipal (20:00).

Já no dia 10 de junho, o Coletivo Til apresenta, pelas 14:30, no Parque da Liberdade, o trabalho de co-criação “Rultabulo” e, às 22:00, no cineteatro municipal, a coreógrafa Lígia Soares sobe ao palco com o espetáculo “Romance”.

A segunda edição do festival Futurama termina a 16 e 17 de junho, na cidade de Beja.

Para o dia 16 de junho estão previstas as apresentações das performances “Mundos Paralelos”, de Ana Borralho e João Galante com alunos do ensino secundário, no Liceu Diogo de Gouveia (12:00 e 18:00), e “Baila comigo como se baila na tribo”, da coreógrafa Clara Andermatt, no Bairro das Pedreiras (16:00).

Às 19:00, o artista transdisciplinar João Pedro Fonseca atua na Escola Superior de Educação de Beja e, pelas 21:00, na igreja de Santa Amaro, a ceramista cabo-verdiana Jaciara da Conceição apresenta a performance “Insularidade”, que repete no dia seguinte pelas 15:00.

No dia 17 de junho terão lugar as apresentações de “Mal de Ulisses” (19:00), do coreógrafo Rui Catalão, e “Morte às Fantasmas” (20:00), da atriz Roxa Ionesco, ambas nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Beja.

A fechar o programa, pelas 21:30, o jardim público da cidade recebe o espetáculo “Cantexto”, seguindo-se, às 23:30, um concerto da dupla brasileira Trypas Corassão.

Além disso, o certame conta igualmente com uma programação anual, que abrange ainda os municípios alentejanos de Serpa e Vidigueira, em que se incluem “Constelações”, encontros que promovem o diálogo entre artistas contemporâneos e práticas tradicionais do Baixo Alentejo.

Residências artísticas, a iniciativa “Escola Futurama” e os “Embaixadores Futurama” são outras das ações do projeto, financiado pelos municípios e pela Direção-Geral das Artes, tendo alto patrocínio da Presidência da República.

 

Fotografia de artesonora.pt