24 Julho 2022      11:29

Está aqui

Festival "A Estrada" regressa aos palcos e percorre Santiago do Cacém

Por Joana Casca e Joana Mancha

A 2ª edição do Festival "A Estrada", que tem lugar no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), está de volta após a última edição ter acontecido em setembro do ano passado.

O festival que arranca a 9 de agosto, na estrada municipal 544 (EM544), e percorre todo o concelho de Santiago do Cacém, conta com uma programação cultural multidisciplinar, que tem como foco principal a música, mas também tem como propostas a dança, o teatro, cinema, caminhadas e atividades gastronómicas.

São cinco dias de festival que propõem “experienciar e descobrir território entre a Aldeia de São Francisco da Serra e a praia da Costa de Santo André”. Organizado pela Transiberia em parceria com o Atelier Artéria e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e segundo a organização, o evento pretende “cruzar caminhos para qualificação e dinamização da oferta cultural da região”.

Em comunicado, a organização explica a razão da escolha das datas do festival, que remetem para a Festa de São Romão, comemorada a 9 de agosto, dia em que toda a população serrana se deslocava até à praia da Costa de Santo André, para o banho anual no mar. O festival prende-se desta forma com a tradição, tornando-o num evento “catalisador do caráter cultural e paisagístico de toda uma região”.

À semelhança do que aconteceu em setembro, o festival voltará a percorrer os seus quatro palcos, sendo que os dias 9 e 10 terão lugar no Palco Serra, em São Francisco da Serra, e receberá nomes como Luís Trigacheiro, Miguel Vargas, Celina da Piedade, Cante Alentejano do Grupo Coral da Mina de São Domingos, entre outros.

O terceiro dia, 11 de agosto, será no Palco Estrada, no lugar do Farrobo, o quarto dia, 12 de agosto, no Palco Lagoa e encerrará dia, 13 de agosto, no Palco Praia.

O festival que foi reconhecido com o prémio “Best New Festival – National Winner” nos Iberian Festival Awards, devido ao sucesso da sua primeira edição, pretende agora consolidar a proposta que tinha antes, mas ambiciona agora alcançar novos públicos.