19 Fevereiro 2024      10:53

Está aqui

Festival da Enguia da Lagoa de Santo André supera expetativas

A 9.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que terminou no passado dia 11 de fevereiro, recebeu “milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país”, superando as expetativas da organização.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, avançou que, até ao momento, “o feedback por parte dos empresários da restauração é muito positivo. Alguns proprietários até lançaram a proposta de, numa próxima edição, alargarmos o número de dias do Festival. Porque este evento traz dinâmica ao setor, durante os meses de janeiro e fevereiro, numa época baixa para o turismo e restauração”.

Segundo a mesma fonte, o Festival, que decorreu durante 17 dias em nove restaurantes do concelho, serviu pratos como as enguias de caldeirada, de ensopado, na cataplana, de escabeche, fritas ou grelhadas.

De acordo com o autarca, “através da gastronomia promovemos o nosso território e contribuímos para dinamizar a economia local, que são os grandes objetivos do Festival e que estiveram na sua origem”.

Além disso, “passados todos estes anos, o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André tornou-se uma marca consolidada que atrai milhares de pessoas”, de tal forma que, “mesmo terminado o Festival, as pessoas continuam a procurar os restaurantes para saborear os pratos confecionados com enguia”, acrescenta o presidente.