13 Dezembro 2021      08:56

Está aqui

Festas de Campo Maior apreciadas para Património Imaterial

O comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) começa hoje, segunda-feira, a apreciar a candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial, avança o Correio da Manhã.

O processo de candidatura teve o seu início em 2014 por uma equipa multidisciplinar de sociólogos, historiadores e antropólogos, sendo promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior, pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM) e pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Na candidatura foram mencionados alguns aspetos destas festas, como o elevado número de voluntários que fazem flores, o facto de as festas só se realizarem quando o povo quer, ou a figura do “cabeça de rua”, uma espécie de “capitão de equipa”.

No dossiê enviado à UNESCO são também abordados outros temas que tornam estas festas “diferentes”, como “a arquitetura efémera” e a forma como a vila, “da noite para o dia, se transforma por completo” com as flores de papel.

Durante o processo de investigação feito pela equipa multidisciplinar que preparou a candidatura, foi ainda possível apurar que as festas têm uma ligação ao culto de São João Batista, que é o padroeiro da vila.

A 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO vai decorrer durante toda a semana, até ao próximo sábado, em Paris, tendo em “carteira” a análise de mais 54 candidaturas.

 

Fotografia de sol.sapo.pt