15 Maio 2021      09:06

Está aqui

A festa da Cerâmica decorre este fim de semana

Este fim de semana decorre, em toda a Europa, a jornada Bom Dia Cerâmica  2021.

Com várias localidades portuguesas e alentejanas envolvidas, o objetivo é dinamizar e canalizar a atenção do público para a importância histórica, cultural, patrimonial e económica da cerâmica e para a importância que desempenha na nossa tradição e como elemento de inovação.

Nos dias 15 e 16, nas 18 cidades cerâmicas e vilas portuguesas que compõem a

Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) querem público nos ateliers e oficinas cerâmicas, bem como nas lojas de fábrica, em defesa também do MADE IN PORTUGAL.

Os programas das 18 cidades e vilas cerâmicas portuguesas - as alentejanas Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo além de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Condeixa-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Mafra, Oliveira do Bairro, Porto de Mós, , Tondela e Vila Nova de Poiares - estão presentes no site da Associação https://ceramicadeportugal.pt / e nas páginas do facebook Bom Dia Cerâmica e Rotas da Cerâmica.

Ficam algumas atividades em algumas localidades alentejanas:

- Montemor-o-Novo: Oficina de Pintura de Azulejos – Frutas e Legumes no Mercado e no Jardim do Mercado Municipal dia 15 às 10 horas.

- Redondo: Visita sob marcação à Oficina “Molduras” no dia 15 de Maio, passeio pela tradição Oleira do Redondo no dia 16 de Maio às 9.30 horas e animação musical no dia 16 a partir das 16 horas.

- Viana de Alentejo: lançamento de um vídeo e um portefólio fotográfico convidando a conhecer a tradição oleira de Viana do Alentejo, num verdadeiro périplo cultural pela história local e, durante o fim de semana, as oficinas de cerâmica de Feliciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agostinho estarão abertas num convite a (re)conhecer a vila de Viana do Alentejo e a sua tradição oleira, uma tradição passada ao longo de várias gerações e testemunhar as memórias das gentes e das cores que tornou cada peça única.

Quer-se também fazer desta jornada um jornada contra a utilização do plástico em casa e promover o uso da cerâmica.