7 Setembro 2020      14:47

Está aqui

Ferrovia de Évora. IP lança concurso internacional de 105 milhões

A Infraestruturas de Portugal (IP) acaba de lançar o concurso de 105 milhões de euros para construção do troço ferroviário entre Évora e Évora Norte. A obra tem um prazo de execução previsto de cerca de dois anos e oito meses.

O concurso em causa prevê a construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas, na fronteira com Espanha. Segundo a IP, esta prevê a construção de um novo canal ferroviário, em variante à linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121; modernização do atual traçado da linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte; construção das instalações fixas de tração elétrica necessárias à eletrificação; construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira; construção de passagens desniveladas rodoviárias; instalação de infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R; instalação de torres/’sites’ de GSM-R; instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção.

No troço Évora – Elvas/Fronteira, está igualmente previsto o assentamento da superestrutura de via-férrea (balastro, travessas, carril, AMV), em via única, bitola ibérica (1668) entre Évora (exclusive) e a linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas; assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas; e a construção de três estações técnicas.