A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, a partir da conclusão do seu Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos, criou incentivos para o preenchimento e manutenção dos lugares de clínico de medicina geral e familiar do Centro de Saúde do concelho.
Segundo a Rádio Pax, este documento visa preencher os lugares vazios provocados pela saída recente de médicos do serviço, já que os concursos abertos ficaram desertos.
De acordo com a autarquia, apesar de a assistência médica ser da competência da Administração Central, “é atribuição dos municípios a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações”.
Neste sentido, o município atribui como incentivos a casa de função, a título gratuito; subsídio de moradia; subsídio de deslocação ou outros apoios eventuais.
O regulamento refere ainda que o subsídio para comparticipação no esforço de aquisição de casa própria tem o valor mensal de 600 euros, o subsídio mensal para arrendamento de moradia é de 500 euros e o subsídio mensal de deslocação de 400 euros.