11 Agosto 2016      13:48

Está aqui

FELIZ ANIVERSÁRIO!

22 de Janeiro de 1999… Um menino faz o seu terceiro aniversário! “Parabéns!” é o grito que ecoa pela casa… Mas o menino, esse, não liga aos parabéns, ele só quer rasgar os papéis de embrulho brilhantes e com cores chamativas… Quer descobrir se vai ter a prenda que tanto deseja! É aí que chega o pai…

-Aqui tens filhote! A tua primeira pistola! Agora já podes brincar!

E o menino lá vai, a rir e a correr ter com os outros meninos da festa! Uma pistola de brincar! Ena! Agora ele já pode brincar aos polícias e ladrões, aos cowboys e os índios e aos caçadores!

22 de Janeiro de Janeiro de 2008… O avô do rapaz decide dar-lhe uma surpresa pelo décimo segundo aniversário.

- Anda cá rapaz! Já és um homenzinho! Hoje podes ir matar uns bichos com o avô! Queres ver uma espingarda a sério?- diz-lhe o avô orgulhoso do neto, que é, um rapaz a sério, daqueles que gostam de andar pelo campo a matar animais com pistolas de pressão de ar, as típicas “passareiras”.

E o miúdo, que desde pequeno é fascinado por armas , lá vai, todo contente! Toca a matar algo maior, algo mais forte! Ver o sangue a escorrer e a carne exposta! E ao ruído do primeiro tiro, os olhos dele iluminam-se enquanto sorri ao ver o animal morto, no chão!

22 de Janeiro de 2011… O rapaz faz 15 anos… O avô e o pai decidem levá-lo a uma espingardaria e mesmo sem licença lá lhe arranjam a sua primeira arma! Não tem muita potência mas com o tempo ele vai praticando a sua pontaria e vai gostando cada vez da adrenalina de disparar. Sempre que se enerva, vai dar uns tiros… “Que rapaz! Tem cá um génio! Vai ser um homem à séria!”- diz o pai orgulhoso.

22 de Janeiro de 2012… o rapaz conhece a “Sara” sua primeira namorada, mas ela tem amigos rapazes e ele não gosta disso… Apetece-lhe partir tudo quando a vê com outro rapaz, mas decide ir dar uns tiros para se distrair. A arma sempre foi um bom refúgio e agora que já tem idade, ele já comprou uma caçadeira…

20 de Janeiro de 2016… Ele tem quase 20 anos, ela? Ela também tem 20 anos mas são como 40 de uma prisão… Os amigos rapazes já desapareceram da vida dela, as amigas raparigas já quase não a podem ver, porque ele não gosta, mas mesmo assim, as discussões são muitas… Ela sabe que devia ter ido embora e virado costas da primeira vez em que ele a magoou, mas ela gosta dele e tem medo…

23 de Janeiro de 2016… Ele fez 20 anos, mas ela? Ela já cá não está! Porque ele tinha uma arma e foi ensinado a matar, porque ele para ser um homem a sério, tinha de saber disparar, tinha de ter acesso a “coisas de homens”, ele foi ensinado a brincar com armas, ela foi ensinada a amar demais e a reagir de menos… E a família? A família dele acha que ele é um bom homem na mesma, porque ele sempre foi um bom menino que brincava com algo que podia tirar a vida a uma miúda como a Sara…

Não ofereçam armas! Ofereçam paz! Ofereçam educação e respeito! As flores podem ser “coisa de meninas”, mas se um menino lhes tocar, será um homem muito melhor que estes “homens a sério” de hoje em dia, que a lei não impede de criarem os seus filhos com base nesta cadeia alimentar onde outros seres humanos se arriscam a ser as presas!

Imagem de capa daqui.