27 Agosto 2019      22:21

Está aqui

Feira anual de Cuba faz 86 anos e apresenta vinho Cuba Terra com Alma

A 86ª edição do certame volta a apostar em 5 dias de festa (de 29 de Agosto a 02 de setembro), com espetáculos, artesanato, gastronomia e cante alentejano.

Logo no arranque da Feira Anual de Cuba acontece o lançamento do vinho “Cuba Terra com Alma, da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito. Tendo como principal objetivo a promoção das atividades económicas locais, potenciada pela realização de exposições temáticas e espetáculos, a Feira Anual de Cuba, é um evento que prima pela animação, encontro de gentes e intercâmbio de culturas, estimando o número de visitas em dezenas de milhares.

O certame, este ano na sua 86ª edição, conta com a presença de vários expositores representativos do tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais, a par de um programa de animação variado, entre espetáculos musicais, cante alentejano, tauromaquia, diversões mecânicas e animação de rua.

Vinho Cuba Terra com Alma é o nome do vinho que vai ser apresentado, pela primeira vez, no dia 29 de agosto, logo após a sessão de inauguração da Feira Anual de Cuba, numa iniciativa conjunta do Município e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA).

O lançamento do vinho acontece na Tenda da ACVCA, onde estará recriada uma Taberna Alentejana, que servirá para dar destaque à gastronomia regional e, claro, ao novo Cuba Terra com Alma.

Na parte dos espetáculos e da animação noturna, na quinta, dia 29, a Feira arranca no palco Terra com Alma, com o espetáculo do grupo “Peekaboo”, passando depois para o Palco Crédito Agrícola com o concerto de Nuno Ribeiro a acontecer às 23h00.

Na sexta-feira, ao início da noite (20h30) o destaque vai para o Cante Alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, seguidos pela atuação do grupo “Oh Laurinda” no Palco Terra com Alma, com início pelas 22h00 até às 23h00, hora em que começa o espetáculo de AUREA, no Palco Crédito Agrícola.

Já no sábado, dia 31, a proposta é para a atuação dos “Carraceiros”, no Palco Terra com Alma, às 21h30, antes do grande espetáculo da noite com “David Fonseca”, pelas 23h00, no Palco Crédito Agrícola.

Domingo, dia 01, as atuações da noite começam pelas 21h30, com a atuação da banda “Ideal Alentejano” no Palco Terra com Alma e a noite continua depois com mais um nome bem conhecido no panorama da música nacional: Ana Moura, no Palco Crédito Agrícola, às 23h00.

No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, a proposta vai para o espetáculo de Banda Energie, que fará a festa no Palco Terra com Alma, a partir das 22h00. A dar continuidade aos concertos, as noites de quinta, sexta e sábado integram ainda (por volta da meia noite e meia), as Dj Sessions, este ano com Dj Gutu (dia 29), Dj Christian F e Dj Seven acompanhado por ZICK LIVE PERCUSSION (dia 30) e Dj Guapa Lee e Dj B Júnior acompanhado por ZICK LIVE PERCUSSION (dia 31).

Integrada na Feira Anual de Cuba – e a assinalar já duas décadas de existência – acontece também a Festa do Nosso Pão, organizada em parceira com a Associação Terras Dentro. Um evento que visa promover um dos produtos locais mais importantes da região: o pão alentejano e as suas origens, contando com a mostra e venda de pão e bolos tradicionais de padaria, bem como exposições alusivas ao tema e trabalho ao vivo, demonstrando as diversas fases do fabrico de pão tradicional.

Também integrado no programa da Feira – e talvez para muitos um dos momentos mais especiais do certame – acontece no sábado o Grande Almoço dos Cubenses, anteriormente denominado de Encontro de Cubenses Não-residentes. De há quatro anos a esta parte com novo formato, o Almoço passou também a estar aberto à participação dos Cubenses residentes, procurando desta forma fomentar ainda mais o convívio, o estreitamento de amizades e a manutenção das fortes ligações dos não residentes à sua terra natal.

Imagem de capa de o Alentejano.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.