12 Maio 2022      12:16

Está aqui

Feira Agropecuária e do Cavalo regressa a Santiago do Cacém

A Feira Agropecuária e do Cavalo (Santiagro) vai realizar-se em Santiago do Cacém entre 2 e 5 de junho, num investimento de 260 mil euros, e a expetativa de ultrapassar os 40 mil visitantes da edição de 2019.

Em comunicado, Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, refere que a Santiagro “é um dos maiores eventos do nosso concelho, atraindo milhares de pessoas que, a par de outras iniciativas de cariz cultural e desportivo, para além da sua importância na promoção do desenvolvimento económico do município, contribui, também, para a sua projeção e promoção no exterior. Por outro lado, é um fator de atração de pessoas, não só nos dias de feira, o que do ponto de vista da dinamização do setor do turismo e da economia local é fundamental”.

O autarca salientou ainda a importância de todas as entidades que são patrocinadoras e parceiras do certame, e “com as quais contamos, e esperamos continuar a contar, para que a Santiagro seja uma realidade”.

O certame conta com um programa preenchido tradicionalmente por atividades relacionadas com os setores agrícola, equestre, pecuária e floresta, além de apostar nos produtos locais, na gastronomia, no vinho e no turismo.

Além disso, “o cavalo está sempre em destaque com a realização de batismos equestres, a Gala de Equitação Portuguesa e a Reprise da Guarda Nacional Republicana, entre outras iniciativas”.

A mesma fonte adianta que os visitantes vão poder ver “as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais”. Já o número de expositores presentes ascende a “mais de 250, que trazem muitas novidades e inúmeras possibilidades de negócio”.

Outras propostas para a edição deste ano da feira passam por provas de gin da Destilaria Black Pig, de vinhos da Herdade do Cebolal, “showcookings” com chefs bem conhecidos do público, a arte tradicional da cocaria e a importância de comer saudável.

Quanto ao cartaz musical, estão agendados os concertos de SYRO (2 de junho), Plutónio (3), Bispo (4) e Anjos (5), além das atuações de vários “dj”.

Adicionalmente, o município avança que investiu “na pavimentação de toda a zona de terrado”, e que “toda a zona de picadeiros e exposição de gado foi alvo de uma intervenção”, tendo em vista o bem-estar animal.

“Deste ponto de vista, o certame dá um significativo passo qualitativo para melhor receber as pessoas e acolher os animais”, afirma o presidente da autarquia.