26 Agosto 2018      20:04

Está aqui

Feira com 5 séculos mostra riqueza do património e cultura de Santiago do Cacém

A Feira do Monte em Santiago do Cacém parece ser uma das mais antigas do Alentejo Litoral. Segundo o município os seus primórdios remontam ao século XVI, realizada em torno da antiga igreja de Nossa Senhora do Monte, onde nasceu e ainda hoje permanece, para celebrar precisamente a sua padroeira.

Nos dias de hoje a Feira do Monte ganha cada vez mais destaque sendo uma montra para os artesãos e produtores do Concelho, mas também da região alentejana.

Uma novidade desta edição da Feira do Monte, que decorre entre 31 de agosto e 2 de setembro,  é o espaço oficina “Artesanato Passo a Passo” onde os visitantes podem assistir ao vivo ao trabalho dos artesãos, e aprender a sua arte.

O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém não acolhe só a feira franca. Os visitantes podem escolher entre um passeio de Tuk-Tuk ou testar a sua perícia nos jogos tradicionais, para os mais afoitos há as garraiadas onde podem mostrar o que valem. Sendo este um certame que preserva tradições, a recriação do Mastro é outro dos pontos de interesse. A Feira tem ainda as habituais diversões cheias de luz, som e movimento. 

Tudo isto acompanhado pelos mais tradicionais petiscos e menus de degustação, sessões de Showcooking dedicadas aos pratos de enguia, tomate e de caça. Os mais gulosos podem provar os produtos de doçaria da pastelaria Baú Doce do Cercal do Alentejo e os biscoitos do mastro da D. Maria Antónia Raposo. Vão por nós, são imperdíveis.

Os espetáculos musicais contam com grandes nomes do panorama nacional e grupos locais. Na edição deste ano da Feira do Monte atuam David Antunes, na sexta-feira, (31 de agosto), Messias Maricoa e Valas, no sábado (1 de setembro) e José Cid, no domingo (2 de setembro). Os visitantes podem ainda contar com a atuação dos Grupos Corais da Casa do Povo do Cercal do Alentejo e Vozes Além’Tejo, momentos de fado ao despique e noites longas animadas por Dj’s.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão