9 Junho 2020      10:59

Está aqui

Extremadura Espanhola celebra o Dia de Portugal

A atual situação não impediu que a região da Extremadura espanhola volte a comemorar, mais um ano, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no próximo dia 10 de junho, com um programa de atividades relacionadas com a música, a literatura, o cinema ou os museus para desfrutar virtualmente, das várias facetas de expressão artística, social e cultural de Portugal, destacando a sua relação com esta região espanhola.

Lidia Jorge, Gonçalo M. Tavares, Helena Almeida, Jorge Roque, são alguns dos protagonistas que levam Portugal para o outro lado da fronteira neste 10 de Junho.

As atividades musicais apresentadas destacam a colaboração entre músicos portugueses e extremenhos e o vínculo entre Portugal e Espanha, exemplo disso a nova entrega do ciclo “Grabando con artistas” da Orquestra da Extremadura que estreia um videoclip com a cantora e compositora de Badajoz, residente em Lisboa, Mili Vizcaíno, com uma simpática homenagem ao fado e à cultura portuguesa. E no canal de Youtube do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças estará disponível a colaboração, por ocasião do Dia de Portugal, do Ensemble Sonido Extremo, um coletivo de músicos residentes na Extremadura que gravaram “Uma pequena rapsódia portuguesa” e que nesta ocasião contaram com a participação especial do cantor português Jorge Roque, numa versão atualizada de temas tradicionais portugueses.

A única atividade ao vivo deste programa, um concerto da Short Stories Band, grupo formado por músicos de ambos lados da fronteira que apresentam o seu novo disco “Ikigai”, no Templo de Diana de Mérida, no próximo 21 de junho. Destaque ainda para uma lista de “Canções para aprender português” selecionadas pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças que estará disponível na plataforma Spotify neste link

No âmbito da literatura, no dia 10 de junho, terá lugar o colóquio literário Extremadura – Portugal no qual participa uma das escritoras mais destacadas da literatura portuguesa, Lídia Jorge, que dialogará com o autor extremenho Juan Ramón Santos. A conversa será moderada pelo professor da Universidade de Évora e prémio Eduardo Lourenço, Antonio Sáez Delgado. As inscrições para assistir a este encontro virtual podem realizar-se aqui.

Também, dentro do âmbito literário, o escritor português Gonçalo Tavares oferecerá, através da página do Facebook do “Plan de Fomento de la Lectura” uma conferência sobre o corpo, a imaginação e a literatura, após a qual manterá um colóquio com o público que estiver a seguir o evento.

Também o cinema contará com atividades. A Filmoteca de Extremadura colocará à disposição nas suas redes sociais, a partir de 10 de junho, duas curtas-metragens portuguesas premiadas em diferentes festivais. Trata-se de A gruta de Darwin de Joana Toste e Tocadora de Joana Imaginário. O realizador português Nuno Beato será o responsável pela apresentação das curtas-metragens.

Os museus da Extremadura também participam ativamente este ano nas atividades do Dia de Portugal. O evento mais destacado será o colóquio Memoria portuguesa de Antonio Franco onde um painel de peritos recordará a figura do recentemente desaparecido Antonio Franco, uma referência nas relações culturais entre a Extremadura e Portugal, que conseguiu dotar o MEIAC (Museu Extremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea) com a melhor coleção de arte contemporânea portuguesa fora de Portugal, e foi capaz de manter um diálogo permanente com o horizonte artístico português. O encontro virtual, que poderá seguir neste link , terá lugar a 11 de junho, e contará com a participação da atual responsável do MEIAC, Catalina Pulido; o diretor da revista Suroeste, Antonio Sáez Delgado, o artista e crítico de arte António Cerveira e António Cachola, colecionista e impulsionador do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

O MEIAC programou ainda outras atividades virtuais e durante o mês de junho publicará nos seus perfis de redes sociais alguns dos projetos mais significativos do museu relacionados com a arte portuguesa organizados nos últimos anos. As exposições estarão disponíveis de 5 a 12 de junho.

O Centro de Artes Visuais Helga de Alvear organizou um workshop de fotografia Para Helena Almeida: ¿Mi cuerpo soy yo?, no qual convida o público a enviar autorretratos, autorrepresentações manipuladas digitalmente com pintura, desenhos ou objetos à maneira da artista portuguesa recentemente falecida. Para tal, disponibilizará na página web do Centro uma série de indicações para participar.

Ainda, o Museu Etnográfico de Olivença “González Santana” e o Museu das Ciências do Vinho de Almendralejo programaram atividades especiais para comemorar o Dia de Portugal.

A tecnologia digital será também aproveitada para explorar novas opções no âmbito do turismo e da cultura. Desta forma, será possível visitar alguns dos melhores museus e monumentos de Portugal e aceder à maior biblioteca em linha de visitas virtuais através de Portugal em 360º.

A televisão regional, Canal Extremadura, também participa neste Dia de Portugal e abordará diferentes aspetos da cultura e sociedade de Portugal num programa de televisão.

Segue em anexo o programa completo com toda a informação sobre horários e links das diferentes atividades, que também pode ser consultado na página web http://www.euro-ace.eu/.

 

Imagem de capa de VHS_Lahr / Pixabay