Não é só nos países nórdicos que a bicicleta começa a ser um meio de transporte usual, por ser sustentável, trazer benefícios para a saúde e vantagens para a mobilidade.
A Universidade de Évora prepara-se para colocar à disposição da comunidade académica quinhentas bicicletas (200 eléctricas e 300 convencionais) em cedências de longa duração (6 ou 12 meses), num programa financiado pelo Portugal 2020 e cordenado pelo IMT, que incentiva a utilização de bicicletas em alternativa aos transportes motorizados, reduzindo o consumo de energia, o congestionamento e a poluição da cidade Património da Humanidade.
O projeto UBike UÉvora inclui ainda a instalação de uma infraestrutura inteligente de parqueamento e carregamento para as bicicletas elétricas, bem como um sistema avançado de monitorização das mesmas em tempo-real.
O lançamento decorre na próxima quinta-feira, 14 de junho, às 17:30 horas, numa sessão que conta com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes.
De âmbito nacional, o Projeto U-BIKE Portugal visa a promoção da mobilidade suave e prevê a realização de ações concretas de incentivo à adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior. Incidindo sobre camadas jovens da população, os estudantes do ensino superior, estende-se à comunidade académica em geral.
Mais informações estão disponíveis em http://www.ubike.uevora.pt.
Imagem de capa da Smart Cities.