A Engel & Völkers, multinacional alemã especializada na mediação de imóveis de luxo, destacou, na sua análise sobre as principais tendências para 2025, as cidades de Évora, Setúbal e Aveiro como novos polos de investimento neste setor.
De acordo com a plataforma Construir, Daniela Rebouta, diretora de vendas da Engel & Völkers Lisboa, Oeiras e Setúbal, refere que, enquanto “Lisboa continuará a atrair compradores nacionais e internacionais, consolidando-se como uma cidade que equilibra inovação, sofisticação e qualidade de vida”, investimentos em infraestruturas, como a expansão de ligações ferroviárias e rodoviárias, estão a tornar áreas periféricas da capital mais acessíveis.
Assim, cidades como Setúbal, Aveiro e Évora estão a emergir como novos polos de investimento, oferecendo preços de entrada mais baixos e potencial significativo de crescimento, atraindo investidores que procuram oportunidades além dos mercados tradicionais.
Nesta análise feita pela empresa alemã, são três as principais tendências que irão moldar o sector em 2025: personalização, luxo e desenvolvimento das periferias.
Além disso, Lisboa consolida a sua posição como uma das capitais europeias mais dinâmicas no segmento de luxo, destacando-se pela “sua capacidade de equilibrar sofisticação, qualidade de vida e oportunidades de investimento, mantendo uma procura elevada por imóveis em diversas zonas”.
Já o relatório “2025 European Prime Price Forecast” da Knight Frank, coloca a capital portuguesa entre as 10 principais cidades da Europa em previsão de aumento de preços no mercado residencial de luxo, com um crescimento estimado de 4,5%, superando outras cidades de prestígio, como Mónaco, Milão, Genebra e Paris.
Fotografia de vortexmag.net