A Câmara Municipal de Évora vai organizar, no próximo dia 8 de setembro, uma visita guiada ao Jardim Público de Évora, promovida pelo Posto de Turismo Municipal, para dar a conhecer “os elementos patrimoniais e naturais deste histórico jardim datado do século XIX”.
Esta iniciativa é realizada no âmbito do Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, promovido pela Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), e que este ano está subordinado ao tema “Património e Natureza”.
A visita está agendada para a manhã de dia 8 de setembro, com início às 10h00 junto à entrada do Jardim Público. A participação é gratuita, mas será necessária inscrição prévia até ao dia 5 de setembro para o email postodeturismo@cm-evora.pt. A participação é limitada a 20 pessoas.
Em nota do município, pode ler-se que o Jardim Público, com a anterior designação de “Passeio Público”, “foi iniciado em 1863 sob direção do arquiteto e cenógrafo José Cinatti e reproduz o ideário romântico muito em voga no séc. XIX”.
Recorde-se ainda que o Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial foi estabelecido pela OCPM, em 1993, na cidade de Fez (Marrocos), aquando da fundação da organização. A OCPM agrupa atualmente cerca de 300 cidades que têm no seu território locais inscritos pela UNESCO na Lista do Património Mundial.