22 Junho 2021      10:08

Está aqui

Évora no ranking mundial de universidades com impacto real

Soumodip Sarkar, vice-reitor da Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) foi reconhecida com o 34.º lugar no top 50 do Espírito Empreendedor do ranking das Universidades do Mundo com Impacto Real (WURI), encontrando-se entre as quatro instituições portuguesas distinguidas nesta categoria.

Em comunicado, a instituição refere que a Universidade de Évora está neste ranking mundial juntamente com a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Bragança. O WURI avalia as contribuições que as instituições de ensino superior têm no panorama atual da nossa sociedade, destacando os esforços e as abordagens mais criativas e inovadoras na área da investigação e da formação superior.

Entre os parâmetros avaliados estão a aplicação industrial, a iniciação à criação de valor e empreendedorismo, a responsabilidade social, ética e integridade, e ainda a mobilidade estudantil e a abertura para intercâmbio e colaboração.

Soumodip Sarkar, vice-reitor da Universidade de Évora com o pelouro do Empreendedorismo e Inovação, afirma no mesmo comunicado que uma das principais razões que levou ao reconhecimento da UÉ foi a estratégia EntrePower, lançada com o Bootcamp Empreend'UÉ patrocinado pelo Santander Universidades.

“A Universidade de Évora já tinha tido, como todas as universidades, diversas iniciativas para promover spin-offs e fazer transferência de conhecimento. Agora, o que estamos a fazer, que é novo, é tentar juntar as peças todas e criar uma estratégia muito clara para concretizar isso”, afirmou o vice-reitor, destacando a importância da transferência do conhecimento gerado nas salas e laboratórios da universidade para a sociedade e para o mercado de trabalho.

Note-se que o WURI é um ranking mundial organizado pelo Institute for Policy and Strategy on National Competitiveness (IPSNC) e patrocinado por quatro organizações: Hanseatic League of Universities (HLU) naos Países Baixos; Institute for Industrial Policy Studies (IPS) em Seul, na Coreia do Sul; UN Institute for Training and Research (UNITAR), em Geneva, e o Tailor Institute of Franklin University (FUS) em Lugano, na Suíça.