6 Fevereiro 2019      12:20

Está aqui

Évora lança Arquivo Fotográfico Municipal no Flickr

O Município de Évora abriu uma conta e está a publicar no Flickr.com, o seu arquivo fotográfico. Para já estão disponíveis 154 imagens da Coleção David Freitas, distribuídas em áreas temáticas como comércio e indústria (lojas, mercados, fábricas), equipamentos e serviços (escolas, bancos, instituições públicas e particulares), evolução urbana (aspectos da cidade, obras de reabilitação, edifícios demolidos, construção) e sociabilidade.

A cada imagem foi atribuída uma legenda com o título, cota, série a que pertence, data e autor, de acordo com o modelo de descrição utilizado no Arquivo Fotográfico da CME.

Para além de dar a conhecer ao público e potenciais utilizadores o espólio do Arquivo Fotográfico da CME, a plataforma servirá como suporte à componente prática de uma Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação (pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) cujo tema será “A contribuição das folksonomias na indexação do Fundo David Freitas do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora”.

Prende-se com a organização do conhecimento em arquivos fotográficos (em concreto, indexação e indexação social de imagens) e recuperação da informação, sendo especialmente importante para compreender até que ponto os termos indexadores propostos pelos arquivistas vão ao encontro das necessidades dos utilizadores. Este estudo será da maior utilidade para o desenvolvimento futuro do trabalho no Arquivo Fotográfico da CME, já que permitirá introduzir melhorias nas bases de dados e assim prestar um serviço mais rápido e de maior qualidade aos utilizadores.

Inaugurado em 25 de Novembro de 2001, o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora possui um importante acervo, constituído ao longo dos últimos 20 anos, que representa um testemunho importante dos últimos anos da história local. Para além de um conjunto de espólios de fotógrafos eborenses ou com actividade profissional em Évora (José P. B. Passaporte e António Passaporte, David Freitas, Eduardo Nogueira, Artur Pastor, Marcolino Silva e Mário da Gama Freixo, entre outros), a estas foram juntar-se também colecções de alguns grandes fotógrafos portugueses contemporâneos (Eduardo Gageiro, Luis Pavão, Gérard Castello-Lopes, José Manuel Rodrigues, entre outros), bem como espólios provenientes de instituições da cidade de Évora, Como o Grupo Pró-Évora e a Sociedade Harmonia Eborense.

A página do Arquivo Fotográfico da CME no Flickr pode ser vista em https://www.flickr.com/people/arquivofotograficocme/

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.