17 Junho 2022      11:15

Está aqui

Évora integra painel da Organização das Cidades Património Mundial

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, foi convidado para integrar um painel restrito de nove presidentes de municípios que, em conjunto, irão rever e aprovar o conteúdo do Programa “Québec City Roadmap”, para definir uma estratégia de ação da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) para os próximos anos.

Em comunicado, a autarquia refere que o painel vai ser presidido pelo mayor da cidade do Québec, e que, para além de Évora e da cidade canadiana, participam cidades convidadas como Bordéus, Bruxelas, Córdoba, Cuzco, San Antonio, Tunis e Dubrovnik.

A primeira de duas reuniões realizou-se na passada quinta-feira, através de videoconferência, para “apreciar e decidir sobre o documento estratégico que resultou dos workshops desenvolvidos por especialistas em torno do tema do 16.º Congresso Mundial da OCPM”. Sob o tema “Melhorar a Qualidade de Vida nos Centros Históricos”, este evento vai ter lugar no próximo mês de setembro na cidade do Québec.

Segundo o município eborense, nestes workshops temáticos foram debatidas, analisadas e extraídas conclusões que resultaram em propostas de ação estratégica nas áreas da “Cultura e Tecnologia”, “Turismo e Economia” e “Mobilidade”.

Já na perspetiva urbana e histórica, “os especialistas debruçaram-se em torno das mudanças de paradigma que estamos a viver”, nomeadamente nas mudanças provocadas pela pandemia e pela emergência climática.

O trabalho destes municípios desenvolveu-se tendo em conta “o facto de esta ser uma oportunidade para repensar a cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e garantindo ao mesmo tempo a conservação do tecido urbano histórico”.

Assim, “é com base nestes pressupostos que incidirá a definição de uma estratégia de ação da OCPM, que será analisada e aprovada pelo painel dos nove presidentes de municípios convidados de entre o universo de mais de 300 cidades que compõem a Organização das Cidades Património Mundial”, conclui a autarquia.