2 Outubro 2017      12:42

Está aqui

ÉVORA: IGREJA DE S. FRANCISCO REVELA IMAGENS DA GRANDE OBRA DE RECUPERAÇÃO

Num extenso retrato fotográfico dos bastidores de uma obra sem precedentes, a Igreja de S. Francisco em Évora revela a partir de dia 4 de outubro uma exposição notável que permite ao público compreender quando profundas, complexas e ao mesmo tempo belas foram as obras de recuperação daquela igreja que integra um vasto complexo conventual fundado no séc. XIII e que eve o seu auge no início do séc. XVI, beneficiando de um importante programa de ampliações e encomendas artísticas promovidas pelo rei D. Manuel.

Desde 2001 que a gravidade dos problemas estruturais e a consequente degradação geral do edificado e do património integrado pediam por uma grande intervenção.

Durante uma década foram efetuados estudos das coberturas, de monitorização estrutural da nave e das argamassas e ossos da Capela dos Ossos. Foi tomando forma a ideia de concretizar uma intervenção de fundo em todo o complexo, incluindo a reabilitação das ruínas das antigas celas dos frades, das galerias sobre as capelas laterais e da sala régia. Entre junho de 2014 e outubro de 2015 foram efetuadas em simultâneo obras de reforço estrutural, acessibilidades, iluminação, reabilitação e conservação e restauro, numa empreitada sem precedentes distinguida, em Dezembro de 2016, com o prémio IHRU - Nuno Teotónio Pereira na categoria de Reabilitação de Edifício e, em Abril de 2017, com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Restauro. 

Esta intervenção total revalorizou o espaço devocional e criou dois novos núcleos visitáveis, o Núcleo Museológico e a Colecção de Presépios Canha da Silva. A igreja e o que resta do antigo convento estão agora dotados das condições necessárias para a sua plena fruição, por todos quantos nos visitam vindos de todo o mundo e, sobretudo, pelos eborenses, que podem agora ver como decorreram em detalhe aquelas obras no espaço.

Imagem de capa de Raquel de Melo/TSF

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.