16 Agosto 2017      11:48

Está aqui

ÉVORA: HERCULES INTERVÉM EM RESTAURO URGENTE NO "TEMPLO DE DIANA"

Professor António Candeias, coordenador do HERCULES

O Laboratório Hercules da Universidade de Évora, está envolvido na intervenção com "carácter urgente" no Templo Romano de Évora, obras que decorrem desde dia 11 de agosto e que se prolongarão até ao fim do ano.

As obras de conservação e restauro com carácter urgente, resultado de "problemas que se têm verificado no material pétreo", como adianta a Direção Regional de Cultura do Alentejo em comunicado, impedirão os visitantes de "apreciar o monumento na sua totalidade". Contudo, encontra-se já prevista a realização de visitas organizadas que permitirão a visita do público mesmo no decurso da intervenção", conforme se pode ler no mesmo comunicado. 

Os trabalhos a realizar serão são essencialmente de consolidação do material pétreo, com limpeza, mapeamento e análise geral do estado de conservação dos seus elementos constituintes, identificação e intervenção prioritárias de problemas; fixação de elementos que se encontrem soltos, como  lascas, escamas, fragmentos, e a remoção mecânica de materiais exógenos ou elementos disfuncionais, tais como argamassas incompatíveis e degradadas no interior de juntas ou fissuras.

O Laboratório HERCULES, a funcionar dentro da Universidade de Évora, foi criado em 2009, é coordenado pelo cientista António Candeias e é único no país tendo em conta a tecnologia de ponta que utiliza nas suas investigações.

Os recursos de que dispõe são tão avançados que é mesmo um dos mais atrativos do seu tipo na Europa. Ali trabalham meia centena investigadores nacionais e estrangeiros, doutorados e não-doutorados, dedicados ao estudo e valorização do património cultural, com especial ênfase na integração de metodologias das ciências físicas e dos materiais em abordagens interdisciplinares. Compreende vários laboratórios com equipamentos de ponta e capacidade de desenvolver investigação inovadora que compreende a "análise in situ não destrutiva, microanálise, análise química de alta resolução e desenvolvimento de materiais e produtos inovadores".

Imagem de capa do Município de Évora.