27 Outubro 2022      16:23

Está aqui

Évora: Festival Desdobra-te tem atividades em 11 espaços da cidade

O programa Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, que se realiza em Évora entre os dias 18 e 20 de novembro, inclui diversas atividades como bailes, concertos, oficinas, teatro ou performances.

Deste festival, promovido pela PédeXumbo – Associação para a Promoção da Música e Dança, que tem a sua sede em Évora, fazem também parte passeios e atividades para as famílias.

Ao longo dos três dias deste evento, vão ser promovidas atividades em 11 espaços da cidade de Évora, como o Monte Alentejano, o Pátio do Inatel, o Círculo Eborense, os antigos Celeiros da EPAC, a Livraria Fonte de Letras ou a Sociedade Harmonia Eborense, informa a agência Lusa.

O programa divide-se em “Lado A” e “Lado B”, convidando a “múltiplas desdobragens pelas diversas atividades e apela à participação de dois grupos distintos”, explica, citada pela mesma fonte, a PédeXumbo, que adianta ainda que esta iniciativa “satisfaz tanto os impulsos dos ‘habitués’ de festivais folk, como os devaneios dos mais curiosos e das famílias que preferem uma experiência mais relaxada e abrangente”.

No “Lado A”, vai haver bailes todas as noites, com Ledok, de Portugal, Obal, da Galiza (Espanha), Loogaroo, da Bélgica, e ainda o Duo Montanaro Cavez, de França.

Outros destaques deste “Lado A” passam por uma roda de choro, pela realização de várias oficinas, como, por exemplo, de flamenco, de dança criativa para adultos, de dança blues ou de bailes mandados, e ainda pela estreia da nova criação da PédeXumbo, “Seara”, que conta com a participação de Luís Fernandes e Clara Marchena, da Madrasta Dance.

O “Lado B” do festival promete também animação, com concertos e uma nova edição de “Musicálogos”, iniciativa promovida pela Capote Música e que conta com a participação de Duarte e Mesma.

Entre as várias propostas da programação incluem-se, por exemplo, conversas, performance e teatro, como a peça “Diálogos com um Calendário”, de Veronika Boutinova, por A Bruxa Teatro, uma oficina de canto com os ucranianos Lita Folk Band e uma visita e prova de uma marca de cerveja artesanal do Alentejo.

Algumas das atividades direcionadas para as famílias e para as crianças são “Conchas”, um espetáculo com música e marionetas para bebés, da d’Orfeu, uma oficina de yoga para as famílias, vários bailes  e experiências musicais e ainda uma oficina de cerâmica, com o projeto Terra Quente.

Os passes para o festival podem ser adquiridos na bilheteira online, estando em curso, até ao final deste mês, uma campanha promocional para a compra do passe geral.

 

Fotografia de mag.sapo.pt