22 Julho 2020      10:07

Está aqui

Évora está a usar redes sociais e rádios para fazer chegar cultura à população

A nova realidade criada com a pandemia e as limitações impostas pelo controlo da propagação do vírus atingiram transversalmente o planeta. O setor cultural e artístico tem sido um dos mais atingidos, com cancelamentos sucessivos de espectáculos e festivais, a que Évora não foi alheia.

Ali o município diz ter assumido o papel de apoiar agentes e artistas para minimizar prejuízos, "gerando trabalho para criadores e técnicos locais que viram toda a sua vida profissional cancelada e, ao mesmo tempo, levar as artes a casa das pessoas".

Nestas programações foram envolvidos cerca de 150 artistas, perto de 20 técnicos de várias áreas e 10 associações culturais, representando um investimento de quase 66 mil euros, e que usaram as redes sociais e as rádios locais como canais para chegar às casas das pessoas. Segundo o município eborense uma emissão inédita para comemorar o 25 de Abril e as iniciativas “Artes em Casa”, “Cinema em Casa”, “Matéria – Magazine Cultural” e o “Dia da Cidade” traduziram uma nova forma de programação em resposta aos desafios atuais. As emissões foram transmitidas em direto nas redes sociais da Edilidade e, em simultâneo, na rádio.

O “Artes em Casa” consistiu numa programação cultural online dirigida a criadores locais que integrou dança, contos, música, poesia, teatro e vídeo. Em maio, com o “Cinema Em Casa”, o destaque foi para a sétima arte com apresentação de filmes realizados em Évora ao longo dos últimos anos. Tratou-se de uma seleção de documentários e curtas-metragens em português com o objetivo de promover novos realizadores de cinema do concelho. Em junho surgiram outrosformatosinovadores: o “Matéria, Magazine Cultural de Évora”, que continua com várias emissões em direto online e na rádio com uma hora de duração, às quartas e aos sábados. As associações acolhem este magazine que dá a conhecer agentes, artistas e espaços culturais eborenses. Para celebrar “O Dia da Cidade”, a 29 de junho, a Autarquia levou a Cultura a cada rua, com a realização de quatro emissões de rádio e vídeo, naquele que terá sido o maior evento de sempre a envolver artistas e técnicos do concelho, num só dia, defende a Cãmara de Évora em nota de imprensa.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.