4 Julho 2016      15:57

Está aqui

ÉVORA: EMBRAER JÁ TRABALHA EM AVIÃO MILITAR

O KC 390 é o maior projeto aeronáutico alguma vez criado em Portugal. Um avião de carga da fabricante brasileira Embraer, encomendado pela Força Aérea Brasileira, e mais de metade da sua aeroestrutura tem como base tecnologia portuguesa. São mais de 450 mil horas de engenharia, entre conceção, design e cálculos de 1.600 peças da aeronave. Cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), onde estiveram também envolvidas a unidade da Embraer, inserida na OGMA, em Alverca, e a fábrica de componentes de Évora.

Um projeto que contou com a contribuição de 170 engenheiros portugueses na conceção, design e cálculos das peças que compõem o sponson (“dorso”) do avião. Este autentico colosso dos céus é hoje apresentado em Alverca, nas instalações das OGMA, como a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer, contanto com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O KC 390 é um avião militar multifacetado, destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas, sendo ainda adequado para reabastecimentos aéreos, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Estima-se que a primeira unidade seja entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.

Até lá, após a apresentação de hoje, a Embraer vai levar o KC 390 ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de julho. Portugal é também um dos 30 países que assinou uma carta de intenção de compra de até seis aeronaves.

Imagem daqui.