5 Janeiro 2023      12:15

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Évora é pioneira nos pagamentos contactless nos transportes

Évora é a primeira cidade portuguesa a integrar a forma de pagamentos contactless na sua rede de transportes públicos, dispensando a aquisição dos bilhetes e títulos de transporte.

De acordo com a Tek Sapo, o projeto já tinha sido anunciado em outubro e resultou agora de uma parceria entre a Mastercard, a Trevo: rede de transportes rodoviários de Évora, a Viva Wallet e a Ubirider.

Este sistema tem como objetivo facilitar as viagens sem a necessidade de descarregar qualquer tipo de aplicação. É um sistema que assenta numa solução universal, o que significa que qualquer passageiro, seja português ou estrangeiro, pode utilizar diretamente do seu cartão bancário ou smartphone.

A finalidade é melhorar a mobilidade urbana no país, incentivando os habitantes e passageiros a adotarem os sistemas de pagamento inteligente. A iniciativa será mais tarde expandida a outras cidades e regiões geográficas do país.

Assim, os clientes da Trevo têm acesso ao serviço através da plataforma de mobilidade da Ubirider e os pagamentos são efetuados através da rede Mastercard.

A partir deste sistema de pagamento, os utilizadores podem agora integrar e combinar diferentes meios de transporte e de mobilidade, incluindo os autocarros, comboios, partilha de boleia, trotinetes, estacionamento e outros serviços. Através da aplicação Pick Hub é possível planear as viagens através de mais opções e fazerem os pagamentos dos seus bilhetes, caso desejem.

Do lado dos prestadores de serviços, a aplicação Pick oferece as funcionalidades e ferramentas críticas para as suas atividades, assim como as informações de pagamentos. No caso dos transportes públicos, podem integrar e migrar os seus sistemas de gestão de passageiros e bilhética para o novo ecossistema de pagamentos contactless. A simplificação do processo pretende incentivar a uma maior utilização dos transportes públicos.

Entre os objetivos traçados pela Trevo para este projeto está a capacidade de atrair e reter mais passageiros, reduzir o uso de automóveis na cidade e diminuir a pegada de carbono em Évora.

O seu sistema permite o acesso a informação em tempo real dos transportes para planear as viagens, tais como o tempo dos trajetos, localização dos autocarros e horários estimados de chegada, ajudando ainda o embarque e desembarque dos passageiros. O sistema liberta ainda os condutores de efetuar as cobranças dos bilhetes.

 

Fotografia de nit.pt