19 Maio 2019      15:10

Está aqui

Évora diz sim ao voto eletrónico

Decorreu ontem, no distrito de Évora, e na presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, o primeiro grande teste ao sistema do voto eletrónico presencial e que será implementado – no próximo fim de semana – aquando das eleições par ao Parlamento Europeu.

Sendo o distrito de Évora o escolhido para este projeto piloto, em quatro freguesias da cidade de Évora, ontem, testou-se o sistema e os resultados foram muito satisfatórios, como revelou Jerónimo José, presidente da junta de freguesia dos Canaviais, e que confessou que o sistema é extremamente simples e intuitivo e em que se pode confiar plenamente, uma vez que não está ligado à internet.

Para votar só necessita de apresentar o Cartão do Cidadão e após ser reconhecido como eleitor, um outro cartão é-lhe dado e, uma vez inserido na mesa de voto e que a ativará de modo a poder votar. Depois, o voto é impresso e inserido numa urna. Novidade: pode votar numa das 50 mesas eletrónicas existentes em 23 freguesias dos 14 concelhos do distrito, seja de que concelho for. Estas eleições representam também uma alteração enorme para os cidadãos invisuais que poderão agora votar sem o auxílio de uma segunda pessoa, uma vez que existirão boletins em Braille.

 

Imagem de images.impresa.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.