Tribuna Alentejo
de33441111
Alentejo Central

ÉVORA DISCUTE IMPACTO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA AGROPECUÁRIA

As alterações climáticas vão ser o tema central da 10.ª edição das Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora, entre 2 e 3 de março, em Évora.
 
Trata-se de um evento relevante a nível Ibérico, na área da produção pecuária e equinos e destina-se a produtores pecuários, criadores e proprietários de cavalos, médicos veterinários, enfermeiros veterinários, auxiliares veterinários, estudantes bem como a outros profissionais do sector agro-pecuário.
 
Com cerca de 600 participantes, meia centena de oradores, cerca de 4 dezenas de palestras e uma dezena de workshops, a 10.ª edição destas jornadas dedica-se às alterações climáticas e ao seu impacto a nível global, ao nível agrícola, epidemiológico e económico no sector agro-pecuário.
 
As jornadas contam com oradores nacionais e internacionais, de onde se destacam o brasileiro Osler Desouzart – consultor do World Agricultural Forum com uma palestra sobre o “Mercado mundial da exportação e consumo da carne de bovino” e Jorge Pinto Ferreira, médico veterinário membro da OIE e Consultor internacional, que apresentará um plano para tentar “vencer” a Resistência aos antibióticos.

Numa sala dedicada aos equinos será abordada a reprodução do garanhão com baixa qualidade de sémen e o panorama actual das transferências de embriões, numa altura em que a venda de cavalos e de sémen está em expansão.

Haverá um segundo bloco de palestras dedicado à medicina desportiva, em que serão abordados temas inovadores como o core training, detecção de claudicações durante o exercício montado e medicinas alternativas adaptadas à optimização do rendimento em cavalos de competição.

Um bloco de nutrição equina em tempos de crise abordando estratégias de adaptação às alterações climáticas também será assunto de debate..

O 2º dia conta com palestras como a falha de imunidade nos vitelo ou mamites em vacas de carne, controlo de ronha nos pequenos ruminantes e selecção de animais resistentes a parasitoses e peeira e Workshops para produtores, criadores cavalos e médicos veterinários.

O programa pode ser consultado aqui.

Imagem de capa de Matthias Zomer 

 

 

 

Artigos relacionados

Tânia Calisto é a primeira mulher GNR do Comando Territorial de Évora a chegar à liderança de um Posto

Redação Alentejo

Câmara de Évora quer devolver a beleza às fachadas do Centro Histórico com apoios financeiros, benefícios fiscais e desburocratização no licenciamento

Redação Alentejo

Governo autoriza despesa de 2,2 milhões para nova passagem superior na Linha de Évora, junto ao Cemitério do Espinheiro

Redação Alentejo

Câmara de Évora vai transferir para as juntas de freguesia cerca de 1 milhão de euros para gestão autónoma

Redação Alentejo

Comboio abalroa camião em passagem de nível em Alcáçovas

Redação Alentejo

Pro-Évora contesta colocação de mupis na cidade. Autarquia defende que são apoio ao comércio tradicional e que cumprem todas as regras

Redação Alentejo