16 Agosto 2019      10:52

Está aqui

Évora com nove concertos de música clássica no FIMÉ

O violinista russo Dmirty Smirnov.

Trata-se da II Edição do Festival Internacional de Música de Évora, que este ano é dedicada ao período Renascentista e Barroco. Entre 21 e 25 de Agosto acontecem nove concertos, protagonizados por 20 músicos, nacionais e estrangeiros, especialistas neste repertório, que tocam em instrumentos de época.

 O FIMÉ tem a direcção artística de João Moreira, tenor do Coro de Câmara na Holanda e na Holland Bach Society. O Festival tem como base uma residência artística de músicos, cantores e instrumentistas que durante uma semana ocupam vários espaços da cidade de Évora, ensaiando um repertório que resultará em ensaios abertos a todos e em nove concertos gratuitos em várias igrejas e palcos da cidade.

Nestes concertos são interpretadas obras de Vivaldi, Couperin, Bach e Música a Cappella da Escola da Sé de Évora. No dia 21, às 22h00 no Palco Principal do Artes à Rua poderá ser escutado o Gloria de Vivaldi, dia 22 às 00h00, na Igreja de São Vicente, as obras de Couperin para Cravo interpretadas pelo reputado cravista português Miguel Jaloto. Dia 23 às 19h, na Igreja de São João Evangelista / Lóios, terá lugar um programa dedicado à música vocal da Sé de Évora (séc. XVI e XVII) e às obras de Lassus e Gesualdo por um grupo de oito cantores maioritariamente do Coro de Camara da Holanda. Dia 24 às 19h00, na Igreja da Misericórdia poderão ser escutadas as quatro Estações de Vivaldi tendo como solista o famoso violinista Russo Dmirty Smirnov. No dia 25 às 19h00, no Pátio da Casa de Burgos (Direcção Regional de Cultura do Alentejo) há uma tarde dedicada a J. S. Bach.

Ainda durante o Festival, nos dias 21, 22 e 23 às 17h poderão ser escutados os três grandes Órgãos históricos de Évora (Sé, Igreja de São Francisco e Igreja de Espírito Santo) respectivamente. Vão atuar no FIMÉ grandes nomes da música clássica da actualidade como Benny Aghassi (Fagote e Flauta de bisel), Dmitry Smirnov (Violino barroco), Diana Vinagre (Violoncelo barroco), Miguel Jaloto (Cravo), Mónica Monteiro (Soprano), Maria Valdmaa (Soprano), Åsa Olsson (meio-soprano), William Knight (Tenor) Matthew Baker (Barítono) e alguns músicos de Évora como Luis Marques (Oboé barroco) e a jovem e promissora Alice Rocha (Órgão).

O FIMÉ é uma produção para o Artes à Rua, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e projecto em desenvolvimento do programa europeu  Chebec da CIMAC e NERE.

Todo o programa pode ser consultado em http://fimevora.pt/

Na capa o violinista russo Dmirty Smirnov.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.