21 Agosto 2021      11:26

Está aqui

Évora Capital da Cultura 2027 enfatiza a pausa, o espaço e a humanidade

A candidatura de Évora Capital da Cultura 2027 conheceu, esta semana, uma nova fase com o lançamento de uma nova imagem e de um novo filme promocional e identidade musical. Com foco na pausa, o espaço e a humanidade, dimensões que a comissão de candidatura acredita representarem Évora, surge agora uma nova fase da campanha alicerçada nos principais eixos: imaterialismo, herança cultural e biodiversidade.

A escolha da capital Europeia da Cultura 2027 - por parte de um júri internacional composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias - está agendada para 2023. Em 2027, Portugal e Letónia terão Capitais Europeias da Cultura e Évora concorre com mais 9 cidades nacionais: Viana do Castelo, Funchal, Leiria, Faro, Coimbra, Aveiro, Braga, Guarda e Oeiras.

O objetivo desta iniciativa - surgida em 1985, pela mão da ministra grega da Cultura, Melina Mercouri - é salvaguardar e promover a diversidade das culturas, na Europa e fomentar o sentimento de pertença a um espaço cultural comum, tendo a candidatura vencedora um montante disponível de 25 milhões de euros - do próximo Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020-2030 - para aplicar o seu programa cultural.

Este novo grafismo da candidatura alentejana - obra do estúdio de design de comunicação R2 - teve inspiração em duas frases que descrevem o Alentejo: “a suprema elegância de ser simples” de Eugénio de Andrade - “ e "intangibilidade que o alentejano conserva”, Miguel Torga, e ao longo do filme promocional (ver aqui ) - foi produzido pela Playground e realizado por Rui Vieira - podem ser ouvidas frases como “cheguem mais longe, vejam mais perto” e “levem o nosso vagar a toda a gente, porque toda a gente precisa dele sem saber”.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é da responsabilidade da Comissão Executiva "Évora 2027", liderada pela Câmara Municipal de Évora e ainda constituída pela Comissão Executiva é ainda constituída pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida, Turismo do Alentejo - ERT e a Universidade de Évora.