15 Dezembro 2023      10:54

Está aqui

Évora Capital da Cultura 2027 é um “grande desafio” para o Alentejo

Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo

A diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, considerou “um grande desafio” para o Alentejo organizar a iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027, alertando que “não é fácil” promover o evento.

Em declarações à agência Lusa, Ana Paula Amendoeira afirmou que “é um grande desafio, que não é fácil, naturalmente, mas eu penso que há todas as condições para se vencer, com resultado positivo para a região, mas tem de se trabalhar muito, tem de se ser muito inclusivo e, na minha opinião, tem de se falar muito com as pessoas, ir muito ao terreno, ao território, isso é muito importante”.

Segundo a mesma fonte, “esse é um grande desafio, não só para Évora, mas para o Alentejo. Incluir a região neste projeto, aliás, foi uma das orientações que sempre acompanhou a comissão executiva. O Alentejo tinha de ser implicado na proposta de candidatura e não apenas a cidade de Évora”.

Note-se que o Governo aprovou ontem uma autorização de despesa por parte do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) para a iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.

Fonte do Ministério da Cultura adiantou que, do financiamento de 34 milhões de euros por parte do Governo para a Capital Europeia da Cultura, este ministério contribui com 15 milhões, através do GEPAC.

A primeira tranche, no valor de dois milhões de euros, será transferida em 2024 e as restantes serão feitas até 2027.

 

Fotografia de sulinformacao.pt