8 Dezembro 2022      10:24

Está aqui

Évora: António Costa felicita “merecida” escolha para Capital Europeia da Cultura 2027

António Costa, Primeiro-Ministro

O primeiro-ministro, António Costa, saudou ontem, 7 de dezembro, Évora e todo o Alentejo pela escolha desta cidade para Capital Europeia da Cultura, referindo-se a este reconhecimento europeu como “uma merecida conquista”.

Estas declarações foram publicadas por António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter, depois de se ter ficado a saber que Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027, em conjunto com Liepaja, na Letónia, nota a agência Lusa.

“Em 2027, Portugal terá pela quarta vez uma Capital Europeia de Cultura. Muitos parabéns a Évora e ao Alentejo por esta merecida conquista e por este reconhecimento europeu”, escreveu António Costa, que considerou ainda que “a partir de hoje, Évora 2027 é um desígnio de todos os portugueses”.

Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, anunciou também no dia de ontem que, a partir do ano de 2024, Portugal vai passar a ter, anualmente, uma Capital Portuguesa da Cultura, adiantando ainda que as três primeiras vão ser Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

No Twitter, António Costa deixou também uma palavra para todas as cidades que fizeram parte deste processo desde o princípio, saudando-as a todas e, especialmente, as finalistas, Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

“As suas candidaturas são reveladoras da dinâmica e motivação das cidades para transformarem o território através da cultura”, acrescentou ainda o primeiro-ministro.

 

Fotografia de tsf.pt