4 Maio 2016      14:59

Está aqui

ÉVORA ABRE PORTAS À DIVERSIDADE CULTURAL

Numa altura em que celebramos o 30.º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade, pela UNESCO, até que ponto soubemos e conseguimos preservar a nossa identidade e diversidade culturais? Depois de se ter realizado em Bilbao, Espanha, nos últimos dois anos, o mercado de cultura musical ibero-americana mudou-se para o Alentejo, e montou arraial em Évora. Se a Cultura e as Artes são fundamentais para o processo identitário, a 3ª edição da Expo Ibero-Americana de Música (EXIB Música) aposta precisamente na “identidade” e na “diversidade cultural”, como temas em discussão em 2016.

Como já noticiámos aqui, a EXIB Música realiza-se pela primeira vez em Portugal, numa antevisão da Lisboa, Capital Iberoamericana 2017. E arranca hoje, dia 4 de maio de 2016, com um programa que começa com uma gala de inauguração no Teatro Garcia de Resende, com os portugueses João Afonso, Celina da Piedade, Háì Lobos Sem Ser Na Serra e José Luís Peixoto, contando ainda com a participação especial de Carlos Malta, do Brasil, e Juan Joseì Robles, de Espanha.

O programa estende-se até dia 7 de maio de 16, num total de 15 “showcases” [pequenos concertos] que vão “animar” os três dias seguintes, a partir das 18:00 e até às 23:00, ao ar livre, na Praça do Giraldo e no Templo Romano, com as atuações de Nano Stern (Chile) Mariola Membrives (Espanha), Duarte (Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Kalakan (País Vasco), Lara Bello (Espanha) ou Jaqueline (Portugal).

Me Semé (Cuba), Projeto ALMA (Portugal), La Corrala (Espanha), Colectiva Corazón (Colômbia), Luiz Caracol (Portugal), Zaira Franco (México), C4 Trio (Venezuela) e Dona Jandira (Brasil) são os restantes artistas confirmados para os “showcases”.

Todos os dias, a partir das 23:00, decorrerá ainda o “Espaço OFF” do evento, com o EXIB a abrir-se a formações e a projetos musicais de raiz tradicional do concelho de Évora, a decorrer no Pátio do Palácio do Barrocal (INATEL). Á parte de várias micro-conferências de apresentação de projetos e livros, tertúlias, documentários de vários países ibero-americanos e encontros de jornalistas e de profissionais da música, no Palácio de D. Manuel, inclui, entre outras iniciativas. Num total de cerca de 100 artistas em palco e de mais de 50 conferencistas.

Todas as informações sobre o evento, e imagem de capa, no site oficial.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.