4 Setembro 2021      00:39

Está aqui

Eurodeputado alentejano Carlos Zorrinho alerta para situação em Moçambique

O eurodeputado alentejano Carlos Zorrinho alertou para situação preocupante na província moçambicana de Cabo Delgado, em Moçambique e referiu que os

“Recentes acontecimentos no Afeganistão aumentam o risco de um ressurgimento das redes terroristas globais”

Zorrinho alertou para que a crise humanitária que se vive na Província de Cabo Delgado, em Moçambique, não seja esquecida e defende uma maior concertação entre as políticas humanitárias e de defesa dos direitos humanos e as ações de apoio à segurança e defesa.

O socialista intervia numa intervenção numa reunião conjunta das Comissões dos Assuntos Externos (AFET) e do Desenvolvimento (DEVE) sobre a situação em Cabo Delgado, esta quarta-feira, o eurodeputado, na qualidade de Presidente da Delegação para os ACP, referiu que os recentes acontecimentos do Afeganistão “aumentam os riscos de um ressurgimento das redes terroristas globais”.

“As informações que nos chegam continuam a retratar uma situação humanitária em deterioração, na Província de Cabo Delgado. Uma situação que só terá uma solução se a insurreição for controlada e o conflito resolvido”, disse.

Neste sentido, questionou os representantes da Comissão sobre as principais dificuldades que têm sido encontradas na prestação de apoio humanitário e qual o impacto da pandemia de COVID-19 na região.

O eurodeputado destacou ainda o esforço da União Europeia, que está a operacionalizar uma missão de formação militar na Província de Cabo Delgado e deixou ainda mais questões, nomeadamente sobre a operacionalização da missão de formação militar e também sobre a articulação das ações da União Europeia com as ações da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

 

Imagem de wikipedia .org