6 Maio 2018      12:22

Está aqui

Eurocidade na fronteira alentejana e com projeto estruturante a caminho

Foi assinado em Elvas (na imagem), na passada sexta-feira, o protocolo para a criação da Eurocidade Elvas/Badajoz/Campo Maior e que vai permitir que as relações entres estas localidade raiana - duas alentejanas e uma espanhola – tenham uma lógica de desenvolvimento conjunto e que permita intervir em áreas como a economia, a cultura, o lazer, o turismo, o comércio, o emprego e tantas outras como formar uma nova geração de cidadãos bilingues.

Esta iniciativa - inserida no eixo Lisboa-Madrid-Barcelona, denominado por "Diagonal Continental Europeia da Península Ibérica" -é um projeto faz parte de uma rede transeuropeia de transporte, comércio, investigação e desenvolvimento e juntas, estas três localidades formam o maior aglomerado populacional do interior com cerca de 211 mil habitantes.

Nuno Mocinha, presidente de Elvas; Ricardo Pinheiro, de Campo Maior e Francisco Fragoso, alcalde de Badajoz, prepararam já candidaturas ao Interreg V-A (programa de cooperação transfronteiriça), tendo ficado acordada uma parceria ao nível de duas candidaturas – a primeira ao nível do património, na qual se prevê uma intervenção em património abaluartado no território dos três municípios, assim como uma estratégia conjunta de promoção, num investimento global de cerca de um milhão de euros.

Ficou ainda estabelecido apresentar uma segunda candidatura, que potencie o património natural, nomeadamente o bird watching (observação de aves), aproveitando as sinergias de um lado e outro da fronteira.

Nesta cerimónia esteve o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e que afirmou que a ligação ferroviária Sines - Caia é um grande projeto estruturante para o desenvolvimento de Portugal e Espanha.

Este projeto vai dar também uma outra alavancagem ao projeto Eurocidade, uma vez que é o maior investimento nos últimos 100 anos em Portugal na área da ferroviária.

 

Imagem de discoverportugal2day.com

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.