31 Julho 2021      10:50

Está aqui

Estremoz inaugura novo Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz

O Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz vai ser inaugurado no próximo dia 9 de agosto, pelas 11:00, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, naquela cidade alentejana.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Estremoz refere que a sessão contempla o descerramento da placa evocativa do momento, além de um momento musical com Rui Moura e uma visita guiada ao espaço pelo responsável técnico do projeto, Hugo Guerreiro.

De acordo com a autarquia, o Centro Interpretativo surge no âmbito do Plano de Valorização e Salvaguarda da Produção do Figurado em Barro de Estremoz, assim como do projeto da Candidatura à Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

“O objetivo principal do Centro Interpretativo passa por se colocar o foco no presente e futuro do Boneco de Estremoz, sendo que a exposição foi idealizada para ser dinâmica nos conteúdos e apresentação do figurado”, adianta ainda a câmara.

Neste novo centro, “procurou-se dar destaque aos produtores, no fundo os grandes protagonistas desta história multisecular, e que pelo seu trabalho nos permitiram ainda hoje desfrutar desta tradição artesanal”.

Assim, a exposição conta com um espaço onde o visitante individual pode experimentar modelar uma figura ao modo de Estremoz, um aspeto considerado “inovador” pela autarquia. “Desta forma, para além do conhecimento teórico, o visitante terá assim oportunidade de conhecer pela prática a especificidade da tradição que é hoje Património da Humanidade”.

Adicionalmente, o piso térreo deste novo espaço será dedicado inteiramente à área educativa, “desde sempre a grande aposta do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho”.

O espaço vai abrir de terça-feira a domingo, tendo entrada gratuita até final do mês de outubro de 2021.

 

Fotografia de mundoportugues.pt