11 Novembro 2024      11:51

Está aqui

Estremoz e Alcochete vão ter duas novas centrais solares

A Omexom, da Vinci Energies, e a Hyperion assinaram contratos para a construção de duas centrais solares, em Estremoz e Alcochete, num total de mais de 100.000 módulos fotovoltaicos em 128 hectares de terreno.

Em comunicado, as empresas, citadas pela agência Lusa, afirmam que “estes projetos destacam-se pela incorporação de soluções tecnológicas avançadas, como o Green Container, que reduz até 90% do consumo de gasóleo do estaleiro de obra, e pelo uso de ‘drones’ com o suporte de inteligência artificial para otimizar a gestão e monitorização em tempo real da construção, aumentando a eficiência e promovendo práticas sustentáveis”.

Os dois contratos de Full EPC (engenharia, gestão de compra e construção) preveem a construção de duas centrais fotovoltaicas, com capacidades de 51,8 megawatts-pico (MWp), em Estremoz, e de 20,4 MWp, em Alcochete.

“Os trabalhos já se iniciaram em ambos os projetos, que ocupam uma área combinada de 128 hectares e contam com o fornecimento e instalação de aproximadamente 73.000 módulos fotovoltaicos bifaciais em Estremoz e cerca de 29.000 módulos em Alcochete”, detalharam as empresas.