9 Fevereiro 2025      10:47

Está aqui

Estado injeta mais 4,9 milhões de euros na EDIA

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva vai receber um novo aumento de capital de 4,9 milhões de euros por parte do Estado, aprovado esta quinta-feira. A decisão foi oficializada através de um comunicado publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O aumento de capital, no montante de 4.931.280 euros, será concretizado através da emissão de 986.256 ações nominativas, com um valor unitário de cinco euros, integralmente subscritas pelo Estado e realizadas em numerário.

Esta é a primeira injeção de capital na empresa em 2025, mas as operações deste género têm sido frequentes. Em 2024, até 10 de dezembro, o Estado entregou um total de 54,9 milhões de euros à EDIA em sucessivos aumentos de capital, reforçando o apoio à entidade responsável pela gestão do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva.

Além destes montantes, a empresa recebeu, a 30 de dezembro, um contrato de suprimentos de 6,5 milhões de euros, destinado a cobrir necessidades de financiamento, com especial enfoque no pagamento de despesas com energia.