16 Março 2023      09:33

Está aqui

Está a chegar a Semana Gastronómica de Odemira dedicada ao medronho e ao mel

A Semana Gastronómica que vai decorrer no concelho de Odemira, entre os dias 25 de março e 02 de abril, é dedicada ao medronho e ao mel e conta com a participação de vários restaurantes. 

O objetivo desta iniciativa passa, segundo o município, por “promover dois dos produtos locais com maior qualidade e tradição”.

Os estabelecimentos aderentes, que ficam no litoral e no interior do concelho, são os seguintes: “Adega 22/Restaurante Margens da Planície”, “Porto das Barcas”, “Tasca do Celso”, “Pão, Café e Companhia”, em Vila Nova de Milfontes, “Sabores e Mar”, na Longueira, freguesia de Longueira/Almograve, Restaurante Marisqueira “A Chaminé”, no Brejão, Restaurante Marisqueira “Sol Dourado”, na Zambujeira do Mar, freguesia de São Teotónio, Restaurante “Casa do Lagar”, em Colos, e “O Escondidinho do Poço”, em Odemira, freguesia de São Salvador e Santa Maria.

Das ementas de todos eles vão fazer parte diversas iguarias aromatizadas com medronho e mel.

Durante esta Semana Gastronómica, vai também decorrer a atividade “Segredos do Medronho do SW”. No âmbito desta iniciativa, a população vai poder visitar, de 27 de março a 01 de abril, unidades de transformação de medronho. As inscrições não têm qualquer custo e poderão ser feitas online, em www.cm-odemira.pt.

Deste evento faz ainda parte outra atividade, agendada para o último dia de março (31), às 17:30: a “Degustação Segredos do Medronho”, que vai decorrer no Espaço CRIAR, em Odemira, e durante a qual os visitantes poderão ficar a conhecer e provar diversos produtos feitos à base de medronho, como a aguardente ou os cocktails, participar num workshop dedicado à comida com produtos de medronho e assistir a um espetáculo musical.

As iniciativas “Segredos do Medronho do SW” e “Degustação Segredos do Medronho” são promovidas pela Câmara Municipal de Odemira e contam com a colaboração da ARBUTUS – Associação para a Promoção de Medronho.

No comunicado do município, destaca-se ainda que Odemira tem “bastante tradição na produção de medronho e de aguardente à base de medronho, com grande qualidade” e que “o mel tem significativa produção local, sendo apontado como um mel de elevada qualidade”, tratando-se, assim, de dois produtos “considerados como estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do concelho”.

 

Fotografia de cm-odemira.pt