24 Setembro 2018      10:11

Está aqui

Esporão "exporta" experiência dos vinhos alentejanos para o Douro

A Adega do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, está a aplicar a experiência de mais de trinta anos em vinhos na Adega da Quinta dos Murças, no Douro, que o grupo adquiriu há uma década. Uma das experiências vai resultar num novo vinho do Douro que ainda será lançado este ano e que tem como base a técnica de produção alentejana do vinho da talha.

Segundo João Roquette, presidente executivo do Esporão, em declarações ao "Expresso", a experiência do vinho da talha está a ser replicada no Douro e resulta este ano num vinho que "cruza sem complexos a tradição alentejana com o vinho duriense"

A ideia será testar no Douro tudo o que a empresa de vinhos aprendeu no Alentejo, incluindo a diversificação de produção e o aumento das exportações. João Roquette espera chegar este ano aos 3,1 milhões de euros de vendas na Quinta dos Murças e objetiva os 4,5 milhões de euros em 2020.

No Douro o Esporão está também a apostar no laranjal e nas amendoeiras biológicas que hoje ocupam toda a propriedade no norte e espera nos próximos dois anos ter a certificação biológica da totalidade dos seus produtos

No Alentejo, na Herdade do Esporão, a empresa tem uma área de 1700 hectares, 450 dos quais ocupados pela vinha, a que junta 140 hectares de vinha na Herdade dos Perdigões e mais duas propriedades em Portalegre, onde está a plantar 45 hectares e exporta 75% da sua produção.

Imagem de capa de vortexmag.net

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão