12 Abril 2023      15:08

Está aqui

Espetáculos intimistas marcam Dia Mundial da Voz em Évora

No Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de abril, a cidade de Évora vai receber dois espetáculos intimistas, promovidos por Clara Capucho, médica otorrinolaringologista especializada na voz artística e a quem atores e cantores chamam de “Dra. Voz”.

Estes espetáculos, que vão contar com a participação de artistas portugueses de diferentes estilos e sensibilidades musicais, pretendem ficar associados à sensibilização para a saúde vocal.

“Quis comemorar o Dia Mundial da Voz numa cidade de canto e de teatro como Évora sempre foi”, conta Clara Capucho, citada em comunicado.

“A partilha artística e o contacto com o público são a melhor forma de promover os cuidados de saúde vocal que toda a população, e sobretudo os cantores e os atores, tem de observar ao longo do ano inteiro”, acrescenta ainda a médica, que é também coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

O primeiro concerto está marcado para as 18:00 do dia 16 de abril (domingo), vai realizar-se no Teatro Garcia de Resende e conta com artistas como José Cid, Vitorino, Miguel Gameiro, Anita Nobre ou Jorge Baptista da Silva. Vão também participar Paula Marcelo, os grupos de Cantares de Évora e de Monsaraz, o grupo Seistetos, a Orquestra Juvenil e alunos orientados por Joana Espadinha e Liliana Bizineche, professoras da Escola de Artes da Universidade de Évora, entre vários outros.

O segundo espetáculo realiza-se no dia 19 de abril (quarta-feira), às 15:00, no Palácio Dom Manuel, e vai ser composto por apresentações de estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora, que vão passar pelo jazz, pelo canto lírico e pela poesia, com a declamação de poemas de Miguel Torga e de vários outros poetas.

O programa das comemorações do Dia Mundial da Voz, que procura sensibilizar para a importância de cuidar da voz e que, este ano, é também dedicado à abordagem de novas técnicas na mudança de voz nos artistas transgénero, inclui também a realização de uma conferência em Portalegre – a conferência “A tua voz é valiosa, a tua voz é importante”, que está marcada para as 17:00 do dia 21 de abril (sexta-feira), no Instituto Politécnico.

Todas estas iniciativas têm entrada livre, embora o número de lugares esteja limitado à lotação das salas, pelo que as reservas deverão ser efetuadas através do endereço de email dravozorg@gmail.com.

A organização desta iniciativa está a cargo da DraVoz, marca criada por Clara Capucho para o desenvolvimento de atividades dirigidas à voz profissional.

 

Fotografia de eboraemusica.pt