11 Setembro 2020      10:52

Está aqui

Escritor Afonso Cruz recebe Bolsa de Residência Literária em Berlim

O escritor Afonso Cruz é o selecionado para a quinta Bolsa de Residência Literária, a decorrer em Berlim, por iniciativa da Embaixada de Portugal na Alemanha e do Camões – Centro Cultural Português, avançou a Lusa.

De acordo com o comunicado da embaixada portuguesa, na capital alemã, “Afonso Cruz propõe-se escrever o terceiro livro da sua coleção Geografias”. A obra deverá remontar à Berlim dividida pelo Muro e contar a história de um casal de namorados, separado no momento da divisão da cidade.

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Trocou Lisboa pelo Alentejo, mais precisamente Casa Branca, no concelho de Sousel, há 11 anos. O município congratulou o escritor por mais uma conquista e deseja que “o Alentejo, principalmente Sousel, o continue a inspirar nos seus escritos por muitos e bons anos”.

Desde 2008, publicou cerca de trinta livros, entre romances, peças de teatro, livros de não-ficção, livros infanto-juvenis e uma enciclopédia ficcional, Enciclopédia da Estória Universal.

As obras de Afonso Cruz, traduzidas para mais de 20 idiomas, receberam distinções como o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, o Prémio Literário Europeu 2012 e o Prémio Autores 2011 SPA/RTP.

Foi ainda distinguido com uma menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2011, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e entrou na Lista de Honra do Internacional Board on Books for Young People (IBBY, conselho internacional para o livro infantil e juvenil).

A Bolsa de Residência Literária em Berlim teve início em 2016. Com a duração habitual de um mês, enquadra-se no programa de divulgação internacional estruturado pela Embaixada de Portugal e do Camões-Centro Cultural Português em Berlim, na área do livro, no âmbito do Plano Anual de Ação Cultural Externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Ministério da Cultura.

É uma das iniciativas criadas no âmbito do projeto Portugal País convidado da Feira do Livro de Leipzig 2021.

 

Fotografia de newinoeiras.nit.pt