24 Novembro 2022      07:50

Está aqui

Escolas do Alentejo promovem a inclusão

A Sociedade do Bem, uma associação sem fins lucrativos que defende que as crianças e jovens podem ter uma intervenção positiva na sociedade, encontra-se a implementar o programa "Pequenos Corações Gigantes" em quatro concelhos do Alentejo Central, no âmbito da iniciativa Parcerias para o Impacto, cofinanciada pelo Portugal Inovação Social.

As crianças das escolas básicas e jardins de infância de Mourão, Portel, Vendas Novas e Viana do Alentejo, cujas autarquias cofinanciam esta iniciativa,  encontram-se a desenvolver o programa "Pequenos Corações Gigantes", programa de educação emocional que tem como objetivo promover a empatia, a assertividade, o autocontrolo, a cidadania e expressão de sentimento positivo nas crianças.

Com o objetivo de aliar a componente das emoções à vertente da cidadania, foi estabelecida uma parceria com a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora. Neste sentido, as Heartbuilders Maria Inácia Campaniço e Vanessa Calado, promoveram sessões junto de crianças de quatro turmas de 1.º ano da Extensão do centro Educativo de Vendas Novas, com o intuito de promover a inclusão e prevenir a construção de estereótipos em relação às pessoas com deficiência.

Ao longo das sessões, as crianças tiveram oportunidade de debater o tema das acessibilidades relativas aos diferentes tipos de deficiência, bem como aprender algumas palavras em Língua Gestual Portuguesa.

Está prevista uma visita às instalações da APPACDM para o próximo ano.