O Agrupamento de Escolas de Aljustrel recebeu um apoio da Almina – Minas do Alentejo no valor de 10.870 euros, que “permitirá à escola adquirir cinco painéis interativos de 75 polegadas, que serão instalados em salas de aula da Escola EB 2,3 Dr. Manuel de Brito Camacho”.
Segundo o agrupamento, citado pela Rádio Castrense, o apoio insere-se no projeto “LCD’s Educativos na Mudança de Paradigma Educativo”, uma iniciativa-piloto que visa modernizar o modelo de ensino tradicional, tornando-o mais interativo, digital, inclusivo e centrado no aluno.
Num contexto de desafios como o absentismo, a indisciplina e os baixos resultados escolares, a escola acredita que “a integração de novas tecnologias é crucial para promover uma aprendizagem mais ativa, motivadora e eficaz”.
Neste sentido, os painéis interativos “serão ferramentas essenciais para diversificar as metodologias de ensino, fomentar o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a criatividade, além de apoiar novas práticas pedagógicas”.
Com este investimento, o Agrupamento de Escolas de Aljustrel “dá mais um passo em direção a uma escola mais inovadora e adaptada às exigências do século XXI”, sublinha a mesma fonte.