14 Junho 2022      11:35

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Escola de Évora testa novo programa de Matemática

A Escola Básica da Comenda, que pertence ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira de Évora, está a testar o novo programa de Matemática para o ensino básico, com o objetivo de ir ao encontro dos objetivos apontados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

De acordo com a Renascença, as novas Aprendizagens Essenciais começam já a ser aplicadas no ano letivo 2022/2023, aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, para serem alargadas a todo o ensino básico nos dois anos letivos seguintes.

Este novo programa mantém a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio. A novidade está na ligação da Matemática a outras áreas: a álgebra, o pensamento computacional ou a educação para a cidadania através da educação financeira são alguns dos conceitos introduzidos.

Manuela Vicente, professora de Matemática na Escola Básica da Comenda, disse à Renascença que “o que se pretende, por um lado, é desenvolver a literacia matemática destas crianças, enquanto cidadãos do futuro. Por outro lado, é fazer com que gostem mais da matemática e tenham melhores resultados. Aliás, um dos princípios do programa é a Matemática para todos, inclusiva, para que ninguém fique de fora”.

A professora só encontra vantagens nestas novas aprendizagens, afirmando que se procura “que haja sempre muita ligação com a realidade, para que eles percebam que termos conhecimentos de Matemática dá-nos poder, do ponto de vista da nossa intervenção enquanto cidadãos”.

“A Matemática não é aquela coisa chata, a preto e branco, que está certa ou está errada, que nada tem a ver com o nosso dia-a-dia, mas que está presente em muitas vertentes da nossa vida, e que se tivermos conhecimentos matemáticos, somos cidadãos mais informados e com espírito crítico, capazes de tomar decisões mais informadas e conscientes”, acrescenta a responsável.

Este novo documento curricular foi elaborado por uma equipa multidisciplinar, destacando a importância da “literacia matemática”, para formar cidadãos para novos desafios, nomeadamente, “científicos e tecnológicos”.

“Matemática para todos” é um dos princípios que sustenta este documento, dirigindo-se a todos os alunos, “afirmando inequivocamente que ninguém pode ficar excluído da Matemática e que cada um deve ter oportunidade de ser sujeito de experiências de aprendizagem matematicamente ricas e desafiantes”.

Outro princípio que se assume é “a Matemática é única, mas não é a única”, que perspetiva a Matemática “no quadro de uma educação global e integral do indivíduo, na qual a Matemática contribui, a par com as outras áreas curriculares e em diálogo com elas, para o desenvolvimento das áreas de competências transversais indicadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

O terceiro princípio adotado é “Matemática para o século XXI”, que corresponde “à focagem das aprendizagens matemáticas dos alunos no que é efetivamente relevante nos tempos atuais”, com desafios “distintos dos do século passado, acompanhando as tendências internacionais no que diz respeito a uma seleção criteriosa do que os alunos devem aprender e como”.

 

Fotografia de rr.sapo.pt