16 Junho 2021      10:44

Está aqui

Época balnear arranca no Litoral Alentejano com vigilância

A época balnear no litoral alentejano arrancou, no passado sábado, com vigilância nas praias dos concelhos de Sines, Grândola e Odemira, mas o município de Santiago do Cacém só abrirá oficialmente a época no próximo sábado, dia 19 de junho, explicou à agência Lusa o comandante da Capitania do Porto de Sines, Rui Filipe.

Segundo o responsável, no último fim de semana registou-se “uma grande afluência de banhistas” às praias do litoral alentejano, embora durante a semana a afluência “seja regular”.

Em termos de vigilância, a maioria das praias conta com nadadores salvadores, à exceção das praias da Ilha do Pessegueiro e de Morgavel, no concelho de Sines, cujo processo “está a ser tratado pela Câmara de Sines que tem a responsabilidade” de garantir a colocação do dispositivo.

Rui Filipe referiu ainda que “a câmara, que tem responsabilidade pelos nadadores-salvadores, está a tratar do assunto e estamos a trabalhar em conjunto para ter o dispositivo de assistência aos banhistas nestas duas praias instalado até ao próximo fim de semana. Até lá, são consideradas praias sem vigilância”.

Além das praias da Costa de Santo André e Fonte do Cortiço, em Santiago do Cacém, cuja época balnear arranca no próximo sábado, toda a costa alentejana tem já o normal dispositivo de segurança, composto pelo posto de praia, sinalização de segurança e primeiros socorros, acrescentou o comandante.

A vigilância abrange as praias sob jurisdição da capitania de Sines, entre Melides, no concelho de Grândola (Setúbal), e Carvalhal, em Odemira (Beja), e compreende um total de 92 quilómetros de costa.

No total, as praias consideradas zonas balneares vão contar com 38 nadadores-salvadores distribuídos pelos concelhos de Grândola (dois), Santiago do Cacém (quatro), Sines (13) e Odemira (19), para garantir a segurança até ao dia 30 de setembro.

“Para além destes, Sines irá contar ainda com mais dois nadadores-salvadores na praia da Samoqueira e Santiago do Cacém irá colocar dois nadadores-salvadores na praia do Porto das Carretas, que não estão classificadas como águas balneares, devido à afluência de banhistas”, explicou Rui Filipe.

Este ano, o dispositivo foi montado nas praias de Melides (Grândola), Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha e Porto Covo (Sines), no distrito de Setúbal, e Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve e Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal (Odemira), no distrito de Beja.

Para as zonas que não são designadas como praias de banho, a Capitania do Porto de Sines disponibiliza duas viaturas todo-o-terreno, do projeto “Seawatch”, com militares da Marinha com formação de nadador-salvador, e dois militares “em vigilância apeada”, que vão reforçar a segurança da costa durante a época balnear.

 

Fotografia de tsf.pt