12 Junho 2021      12:57

Está aqui

Encruzilhadas

Foi na semana passa que o mundo acabou e com eles todos os animais se extinguiram e passaram a fazer parte do passado. Deles ficaram as memórias escritas semana a semana contando as suas ideias, os seus jeitos, as suas venturas e desventuras. Ficamos a conhecê-los tão bem que neles nos reconhecemos muitas vezes. Em cada um deles vimos coisas de cada um de nós e em cada um deles sentimos que poderíamos moldar-nos e ser assim.

No entanto, tudo isso ficou no passado e na memória, sem deixar de poder ser revisitado. Estamos aqui, por causa desse fim do mundo, da extinção das imagens e das ideias, numa encruzilhada. As encruzilhadas podem ser vistas por vários prismas. Uns mais positivos e outros menos positivos. Quando não sabemos aquilo que fazer, perante múltiplos cenários e diversas alternativas, onde cada um nos levará a um destino diferente dos outros, estamos perante um momento de decisão e de consequências, que podem levar-nos a lugares bonitos, a ninhos de criação e resultados que encerrem uma beleza inerente. Podem também levar-nos a lugares escuros e vazios que absorvem toda a matéria como um buraco negro.

A possibilidade de escolher e não nos posicionarmos frente a um cenário único transforma a encruzilhada em momento de utilizar o livre arbítrio, que nos foi concedido. Mesmo sem que dele nos apercebamos, a cada segundo, ele está presente na nossa ação.

Esta semana, por tudo o que se encerrou no infinito do Alentejo, estamos numa encruzilhada. Os caminhos que adiante se constroem e se desenham são imensos e ricos, mas cada um deles levar-nos-á a um destino final, decerto repleto de imagens e acontecimentos admiráveis.

Os meus olhos e os meus ouvidos não sossegam perante esta encruzilhada. As ideias fervilham, os sons de cada caminho crescem mais do que o do lado.

Devo deixar sossegar as imagens, torná-las mais e delineadas e delineadas na minha mente, como perceber a sinfonia atrás dos sons e, só depois de a névoa matinal da terra das ideias se dissipar, escolher.

Na próxima semana, já o terei terminado e já sabeis o caminho que, juntos, seguimos na encruzilhada.