1 Maio 2022      15:02

Está aqui

Empresários de Odemira criam cerca de 2500 camas para imigrantes

Um total de 13 projetos de alojamento temporário, com "cerca de 2.500 camas", está a ser implementado em explorações agrícolas de Odemira (Beja), para responder ao “problema habitacional dos trabalhadores sazonais” na próxima campanha agrícola, avançou a Lusa.

“Apesar de os processos em curso terem sido aprovados recentemente, alguns encontram-se já em fase de instalação”, defendeu a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, e são “uma importante ajuda na resolução do problema habitacional de trabalhadores sazonais”.

No que respeita aos trabalhadores com alojamento próprio, ou cujo alojamento é fornecido por uma empresa intermediária, “as empresas procuram sempre fazer um acompanhamento” da situação, garantiu.

Desta forma, acrescentou, é possível perceber “quais as condições de habitabilidade do local junto do trabalhador, para, em caso de conhecimento de situações irregulares, conseguir agir no imediato”, reportar “às entidades competentes e procurar alternativas dignas para esses trabalhadores”.