5 Abril 2022      17:01

Está aqui

Embalagem em atmosfera modificada: Alimentos frescos por mais tempo e sem conservantes

A embalagem em atmosfera modificada (MAP) é uma forma eficiente de prolongar a frescura dos alimentos: aumenta o seu prazo de validade, não faz uso de conservantes; mantém a qualidade do produto até chegar ao consumidor; diminui as quebras do produtor.

O que é a Embalagem em Atmosfera Modificada?

Também conhecida como embalado a vácuo, Embalagem em Atmosfera Controlada ou Conservadora, a MAP é uma opção de embalar os produtos para chegar ao consumidor com mais qualidade. Este processo de embalamento permite prolongar a data de validade dos alimentos, mantendo as suas características nutritivas e frescura por um período maior. O processo de conservação da MAP assenta sobre uma combinação específica da atmosfera dentro da embalagem. Esta permite a dispensa do uso de conservantes nos alimentos, sendo uma vantagem muito apreciada pelo consumidor.

Tipos de produtos que podem usar a MAP

Concebida para prolongar a conservação dos produtos, embalado a vácuo é ideal para ser utilizada em alimentos frescos pré-embalados. A combinação certa e específica dos gases que a compõem facilita ser usada quer para produtos vegetais quer para produtos animais. No caso dos legumes e vegetais atua impedindo as reações de oxidação, que os deixam castanhos. Em produtos de origem animal, age sobre a diminuição do crescimento e proliferação de micro-organismos responsáveis pela sua deterioração. Os frutos secos e desidratados, as plantas aromáticas, as especiarias e mesmo produtos de charcutaria, como os queijos e enchidos são também muito favorecidos por este tipo de embalamento.

Vantagens da Embalagem em Atmosfera Protetora

Para o produtor, o aumento do prazo de validade dos produtos terá duas grandes vantagens associadas: a primeira é a diminuição de produtos estragados e consequentes quebras. O prejuízo é menor, compensando o valor investido no equipamento. A segunda vantagem é a possibilidade de alargar o diâmetro da distribuição. Os produtos duram mais tempo, o produtor pode levá-los para mais longe. Em termos de vantagens para o consumidor e tendo em conta que o produto mantém-se fresco por mais tempo, a quantidade de vitaminas e minerais disponíveis no alimento é maior. Outra regalia é o facto de não ser necessário o uso de conservantes nos alimentos para que durem mais. Estes benefícios vão de encontro a uma preocupação cada vez mais presente na sociedade: a valorização de alimentos que promovem a saúde. Uma outra vantagem também muito apreciada é o facto de não haver necessidade de ir tantas vezes às compras, poupando tempo ao consumidor para se dedicar a outras atividades.

O processo de embalamento

A atmosfera conservadora para cada produto é diferente. É única e estudada de forma a obter os melhores resultados. Em média, é possível prolongar a data de validade dos produtos duas a cinco vezes mais. Cada um tem as suas características específicas e a combinação dos gases é feita especialmente para esse produto.

  • Os três tipos de gases utilizados neste processo têm funções diferentes e são selecionados tendo em conta o produto a ser embalado. Os gases são:
  • O azoto que tem características de um gás inerte e atua como agente preventivo da oxidação. Diminui e limita o crescimento de bactérias que necessitam do oxigénio para sobreviverem e protege as embalagens contra a deformação.
  • O dióxido de carbono diminui o crescimento das bactérias e atua como um inibidor no crescimento de bolores.
  • O oxigénio serve para manter a cor vermelha da carne, atuando na hemoglobina e mantendo o seu aspecto fresco. Previne reações anaeróbicas e é fundamental para a respiração das plantas: frutas e vegetais.
  • O produto é embalado a vácuo e posteriormende faz-se a introdução da atmosfera protetora. Esta é a base do processo.