5 Maio 2018      10:47

Está aqui

“Em Odemira o Chefe sou eu!” Ou melhor... eles

É um projeto de Educação para a Saúde, promovido pela TIC TAC Associação para a Promoção dos Tempos Livres das Crianças e dos Jovens, em Odemira, e chama-se “Em Odemira o Chefe sou eu!”

Com um público-alvo cerca de 1200 crianças de Pré-escolar e 1º Ciclo e tem como principal objetivo aumentar o consumo de sopa, saladas, legumes e frutas.

Consiste da criação de um canal de Youtube onde serão exibidos 24 episódios do programa com o mesmo nome. Cada um dos episódios será um filme com cerca de 10 minutos de duração no qual três alunos de 4º ano das várias turmas de 1º Ciclo das EB1 do concelho de Odemira são filmados a executar uma receita de sopa, de legumes, de saladas ou de sobremesas com fruta, proposta pelo Chef Nuno Queiroz Ribeiro, um dos maiores paladinos da alimentação saudável do nosso país.

Cada um dos programas terá um convidado para acompanhar as crianças na confeção das receitas. Os adultos convidados serão pessoas do concelho de Odemira, com notoriedade nas áreas do Desporto, Saúde ou Educação, cujo trabalho seja conhecido e reconhecido pelos alunos (treinadores, atletas, professores).

Após a execução conjunta da receita os chefes degustam o prato preparado, à mesa com o convidado, enquanto conversam acerca do valor nutricional dos legumes/frutas usados na confeção e sobre as regras a cumprir para a prática de uma alimentação saudável.

Os episódios serão filmados ao ar livre, em locais emblemáticos do concelho de Odemira como Pego das Pias, Praia do Malhão, Rio Mira, Cabo Sardão.

A realização/edição dos filmes será da responsabilidade do realizador Diogo Vilhena, que se notabilizou a nível nacional e internacional com o documentário Mar de Sines.

Neste projeto está também incluída a edição de um livro que compila as 24 receitas usadas nos programas. Estes livros serão distribuídos por todas as crianças de Pré Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico do concelho de Odemira.

O ”Em Odemira, o Chefe sou eu!” é financiado pela Missão Continente e conta com o apoio do Município de Odemira.