4 Julho 2025      10:32

Está aqui

“Em Casa d’Amália” gravado em Reguengos homenageia Alberto Janes

Alberto Janes, compositor reguenguense, vai ser homenageado no programa “Em casa d'Amália”, que será gravado no próximo domingo, a partir das 22:00 na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Neste programa da RTP apresentado por José Gonçalez vão participar Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Lenita Gentil, Luís Caeiro e Custódio Castelo.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz adianta ainda que vai também homenagear o compositor, no mesmo domingo, numa sessão a realizar-se às 17:30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão vai contar com intervenções de Marta Prates, presidente da autarquia, Paula Amendoeira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e Carlos Alberto Janes, em nome da família do homenageado.

Pelas 18:00, será descerrada uma placa alusiva a Alberto Janes, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Recorde-se que Alberto Janes (1909-1971) nasceu em Reguengos de Monsaraz e escreveu canções para Amália Rodrigues, começando com “Foi Deus”, que se tornou num dos maiores sucessos da fadista.

“A colaboração intensificou-se com Amália Rodrigues a gravar temas como ‘Fadista Louco’, ‘Vou dar de beber à dor’ e ‘As rosas do meu caminho’, tendo editado em 1970 o álbum ‘É ou não é?’, inteiramente dedicado a composições de Alberto Janes”, acrescenta a mesma fonte.

Após a morte do compositor, Amália Rodrigues gravou ainda a música “À janela do meu peito”, “mantendo viva a obra do reguenguense”.

 

Fotografia de museudofado.pt