13 Janeiro 2018      11:58

Está aqui

ELVAS RELEMBRA GUERRA DA RESTAURAÇÃO

Foi já há 359 anos - a 14 de janeiro de 1659 - que se deu a Batalha das Linhas de Elvas, foi a primeira grande vitória em batalha dos portugueses sobre os castelhanos, nas Guerra da Restauração, e teve um com caracter fulcral no consolidar da independência nacional. O município de Elvas relembra agora esse dia - feriado municipal - com uma cerimónia militar e homenagem aos mortos em combate junto ao padrão comemorativo da batalha, e uma romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria.

No mesmo dia, às 21:30, no cineteatro municipal, decorre um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, num programa que começa já hoje, pelas 16h, com a inauguração da exposição de fotografia “Pelo Meu Olhar - Imagens Solidárias, Paisagens, Rostos e Palavras Por uma Causa”, com fotografia de Sónia Lourenço e textos de Nuno Pires, Luísa Currito, João Vinagre, Pedro Inocêncio e Renata Oblié e participação especial de Ana e Rui Magarreiro, na Casa da Cultura.

Ainda inserido nas comemorações, no dia 20, às 21:30, decorrerá o espetáculo de apresentação do novo CD de Jorge Goes, intitulado “Fado Novo Fado Velho” e, a dia 21, às 11h, decorrerá a 26.ª edição da prova de atletismo "Corrida das Linhas de Elvas".

O programa das comemorações, que inclui ainda outras iniciativas culturais, encerra no dia 27, com a apresentação do espetáculo de teatro “Filho da Treta”, às 21:30, no cineteatro municipal.

Também inserido no programa destas comemorações, decorre até ao dia 27, o segundo Festival de Cinema de Guerra da Raia, no auditório São Mateus, data em que subirá também ao placo a representação da peça de teatro “Filho da Treta”, às 21:30h.

 

Imagem de maniadasviagens.blogspot.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.